domingo, 20 de março de 2011

Célula-Mater- Parte I

Vou dedicar os primeiros posts do Fugazes Fragmentos Acadêmicos ao que deu origem a sociedade : FAMÍLIA, “toda cidade se compõe de famílias, uma cidade privada, privada delas, estaria ameaçada a mergulhar na anarquia”.   
A família tem um valor superior na coletividade, é a célula-mater da organização social e portanto um elemento essencial para sua existência, um fenômeno universal presente em todos tipos de sociedade .  Nas findas décadas , os valores tradicionais da família tem entrado em decadência e assumido novas dimensões, as pessoas lutam pelo reconhecimento de diferentes modelos de família (monoparental, Homoparental), o modelo de filiação voltado antes para a paternidade biológica hoje se desenvolve no terreno da afetividade e independe da origem biológico genética.
De acordo com Elisabet Roudinesco, a família tem 3 fases históricas: A primeira fase, a tradicional, marcada pelo objetivo de transferir o patrimônio. “Os casamentos são então arranjados entre os pais sem que a vida sexual e afetiva dos futuros esposos, em geral  unidos em idade precoce seja levada em conta”. Nessa fase a família está submetida a uma autoridade patriarcal.
Entre os séculos XVII e meados do XX está a família moderna, sendo esta a segunda fase , marcada por uma lógica afetiva, “fundada no amor romântico ela sanciona a reciprocidade dos sentimentos e os desejos carnais por intermédio do casamento”  , valorizando também a divisão do trabalho entre os esposos.
A família contemporânea se forma por motivos diversos, realização sexual, vida financeira estável, medo de ficar sozinho e até busca por um melhor statu social. “ A transmissão da autoridade  vai se tornado então cada vez mais problemática à medida que divórcios, separações e recomposições conjugais aumentam.”  
·         Todas as citações deste post são do livro: Família em desordem- Elisabeth Roudinesco.

3 comentários:

  1. Tema difícil, Letícia, a tal da célula MATER que, curiosamente, até meados do século passado era totalmente PATERnalista. É possível, claro, discutir-se o modelo, o padrão, o estereótipo. Discutir-se a evolução do modelo, seu aperfeiçoamento, seu desenvolvimento. Interessante acompanhar este teu trabalho para isto. Eu, humilde componente de uma família, estarei atento para quando se abordar o tema "felicidade". Contribui a família para que ela seja alcançada? Existe um padrão de comportamento interfamiliar que facilite ou torne menos árduo o caminho para que se a obtenha? Tema árduo. Com certeza estarei acompanhando. E parabéns por se propor a tratar do tema.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Le!
    Vim te agradecer pela visitaa, e por deixar sua marquinha la no meu espaço viu!
    Seja sempre Bem Vinda!!
    e já sou fã do seu ein... :P
    1 beijo com carinhooo Florr

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, amo seu blog viu!
    você segue meu blog (cuspindo sentimentos)...
    estou aqui para lhe enformar que esse blog foi hackado, e agora escrevo nesse blog aqui : http://sentimentosfeericos.blogspot.com/
    se gostar, siga! um beijo no coração!

    ResponderExcluir